header-bg2013c

LIVROS: COLETÂNEA UMBANDA

UMBANDA – A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO PARA A CARIDADE

 
origens1
 

Em nossas aulas preparatórias de doutrina umbandista, onde o neófito começaria seu aprendizado sobre a religião antes de adentrar ao corpo de membros ativos, bem como nas Sessões de Educação Mediúnica, sentíamos a falta de uma literatura calcada nas orientações precisas do Caboclo das Sete Encruzilhadas, bem como da prática umbandistica sem fantasias, apetrechos dispensáveis, rituais sem pé nem cabeça, adereços, etc. Foi ai que recebemos da espiritualidade, a incumbência de escrever os ensinamentos legados pelos Guias Espirituais coordenadores do “Templo da Estrela Azul – Casa de Caridade Umbandista”, desde a sua fundação. Surgiu então a feitura do livro – “Coletânea Umbanda – A Manifestação do Espírito para a Caridade”.

Pela extensão, dividimo-lo em vários livros, cada um estudando vários aspectos da doutrina umbandista, para que todos pudessem, passo a passo, vislumbrar esta maravilhosa religião.

No 1º e 2º livros – “As Origens da Umbanda I e II” – estão somente o estudo histórico da Umbanda, inalterados. Em poucas partes fizemos algumas considerações.

Juntamente ao livro, estarão alguns documentos, gravações, reportagens e vídeos históricos, para complementação de estudo, no ícone: “Documentos Históricos sobre a Umbanda”.

Também estaremos disponibilizando os livros históricos – “O Espiritismo, a Magia e as Sete Linhas de Umbanda (1932)”, de Leal de Souza, “Religiões do Rio (1904)” de João do Rio, e, “Primeiro Congresso Brasileiro de Espiritismo de Umbanda (1941)”, importantes para o entendimento de muitos aspectos da religião de Umbanda, no ícone: “Documentos Históricos sobre a Umbanda”.

Quanto aos ensinamentos escritos nos demais módulos, serão com total visão da Umbanda Crística.

Pelos livros serem progressivos, facilitará o estudo da Umbanda tanto nas Sessões de Educação Mediúnica e Doutrinária, bem como em cursos preparatórios de médiuns; assim, quando os médiuns terminarem a leitura, com certeza estarão escudados nos conhecimentos gerais umbandísticos necessários ao seu desenvolvimento como médium umbandista.

Esta obra também servirá grandemente para todos aqueles, simpatizantes, estudantes, sociólogos, antropólogos religiosos e curiosos, que querem saber o que é a Umbanda.

Queremos somente alertar aos leitores que não estamos aqui falando em nome da Umbanda em si, coisa que, atualmente ninguém pode fazer, a não ser o seu instituidor, o Caboclo das Sete Encruzilhadas, e muito  menos mudar a Umbanda; o máximo que pode acontecer, que também é o nosso caso, é vivenciar, estudar e divulgar a “Modalidade Umbandista” a qual está ligado; afinal, o que existe são aos sub-grupos dentro da Umbanda. Divulgamos uma doutrina calcada na razão e no bom senso, preconizada pela modalidade “Umbanda Crística”.

Portanto, se alguém não coadunar com os nossos ensinamentos, é fácil: feche o livro, não leia mais e siga os seus próprios passos, com a sua própria compreensão. “Tempus est mensura motus rerum mobilium” (O tempo é o melhor juiz de todas as coisas).

“Nada aceiteis sem o timbre da razão, pois ela é Deus, no céu da consciência. Se tendes carência de raciocínio, não sois um religioso, sois um fanático”. “Não devem vocês impor as suas idéias de maneira tão radical. Cada Espírito é um mundo que deve e pode escolher por si os caminhos que mais lhe convém”. (pelo Espírito de Miramez).